SIGA A DALLA SOLUÇÕES E RECEBA TODAS AS NOVIDADES NAS SUAS REDES SOCIAIS

Riscos de não atualizar o
Windows dos PCs da sua Empresa

Algumas empresas não sabem, mas estão correndo riscos com versões antigas de sistemas operacionais. Afinal, todas elas têm data limites para encerrarem o suporte, isto é, nenhuma atualização será publicada no Windows Update. Com isso, o seu sistema fica inseguro contra vários tipos de ataques, e o mais comum, são os ataques de ransomware feitos por crackers.

O QUE SÃO RANSOMWARE, CRIPTOGRAFIAS E CRACKERS?

Ransomware
É um tipo de malware que sequestra todos os arquivos do computador da vítima e cobra um valor pelo resgate. Geralmente, usando uma moeda virtual como recebimento. Esse tipo de vírus age codificando os dados do sistema operacional de forma que o usuário não tenha mais acesso, ou seja, todos os seus arquivos, fotos serão criptografados.

Criptografia
A criptografia trata-se de um conjunto de regras que visa codificar a informação de modo que só o seu emissor e receptor consigam decifrá-la, ou seja, através de um código todo o seu conteúdo é alterado e é praticamente impossível quebrar esse tipo de segurança.

 

Crackers
Pessoas que usam todo o seu conhecimento em tecnologia da informação para roubar informações privadas de pessoas e empresas. Dessa forma, eles agem quebrando sistemas de segurança de softwares, prática conhecida como cracking e, por isso, são criminosos.

O QUE DIZ O ESPECIALISTA EM SEGURANÇA?

De acordo com o especialista em TI, Caio Ramos, é possível citar os primeiros ataques de ransomware, que utilizaram o protocolo SMB 1.0, que em novas versões do Windows é desativado e substituído pelas 2.0 e 3.0 já corrigidas.

 

Através dessa falha, poucos dias após o seu surgimento, esse malware já havia infectado mais de 400 mil máquinas em 150 países.
Em 2017, após um ataque de ransomware, a Microsoft liberou uma atualização para o Windows XP.

Tudo para corrigir uma brecha de segurança do sistema lançado ainda em 2001.

Por isso, é sempre importante manter as versões do sistema operacional dentro da data de suporte do fabricante.

caio

Caio Ramos

Service Manager
Dalla Soluções

SEGURANÇA PARA QUEM NÃO QUER ATUALIZAR

Caso você não queira ou não possa atualizar o seu sistema operacional é bom contar com o firewall em Linux ou um appliance.  Assim, é possível montar uma série de regras de entrada (INPUT e FORWARD) e NAT (MASQUERADE de portas) para evitar a saída para internet, bloqueando portas e\ou só liberando elas para ambientes conhecidos, além de uso de um webproxy, em que é possível montar listas de sites e monitorar o que está sendo trafegado na rede em tempo real. Em resumo, é importante proteger a sua empresa de qualquer forma. Seja atualizando o seu sistema operacional ou contando com um Firewall como o da Dalla Soluções, que garante incrível proteção para a sua infraestrutura de TI.

Gostou? Então, compartilhe onde quiser!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Outros

Segurança
Roberto Torres

VPN Client to Site ou Site to Site? Qual o melhor?

Já parou para pensar que nem todas as VPN´s são iguais? Existem mais de 300 VPN´s disponíveis no mercado. Conheça as principais formas de conexão por VPN, para criptografar e transmitir seus dados pela internet com segurança.

Leia Mais »

Quer receber conteúdos sobre tecnologias e gestão em T.I no seu email ?

Inscreva-se no nosso blog e receba nossos posts com mais facilidade.