ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDOS

VPN

VPN Client to Site ou Site to Site?
Qual o melhor?

“Já parou para pensar que nem todas as VPN´s são iguais? Existem mais de 300  disponíveis no mercado. Conheça as principais formas de conexão por VPN, para criptografar e transmitir seus dados pela internet com segurança”.

Você sabe o que é uma VPN? É a sigla para Virtual Private Network – Rede Virtual Privada, é um “túnel” seguro pela Internet, que através de uma criptografia, protege seus dados, é usada como um meio de ligar equipamentos ou usuários. Desta forma, sua conexão fica protegida contra olhares indiscretos ou por malwares (leia esse artigo sobre Ransonware – Malware de criptografia).

Poder usar uma Wi-Fi pública para se conectar na sua rede, e ainda assim manter um nível tão alto de segurança. Sua empresa pode até se considerar anônima na Web e é uma das vantagens de ter uma VPN. Mas há outra consideração que talvez você não tenha pensado ainda, como a escolha entre uma VPN por hardware e por software. Vamos olhar para alguns dos prós e contras abaixo:

- VPN POR HARDWARE

Uma VPN por hardware executa sua rede por meio de um equipamento dedicado que possui seu próprio processador e firewall. Esse tipo de VPN é superior em duas áreas principais: segurança e velocidade. 

O fato de que a VPN por hardware lida apenas com suas próprias funções, em vez de executar um dispositivo de propósito geral, torna-a menos vulnerável a ataques, enquanto seu processador dedicado impede o consumo dos ciclos de CPU de seus servidores. Esse equipamento pode ajudar com outras soluções como balanceamento de links de internet, controle de navegação, etc. 

No lado negativo, é altamente recomendado especialistas na implementação, configuração, monitoramento e suporte. Essa necessidade pede um investimento mensal para contratar uma empresa especializada. A boa notícia é que algumas empresas fornecem o equipamento e substituem sem custo em caso de danos.

- VPN POR SOFTWARE

Uma VPN por software é um aplicativo executado em um servidor. As maiores vantagens das VPNs de software é que são significativamente mais baratas, você não precisa se preocupar em instalar hardware e não são necessários especialistas para configuração, instalação ou taxas mensais. 

No lado negativo, sua VPN será tão segura quanto o hardware em que está sendo executada, e o compartilhamento de processador / memória provavelmente fará com que ela fique atrás das velocidades de uma VPN de hardware. Podem custar mais dependendo dos recursos. Por isso você precisa pesquisar bastante para obter o melhor custo-benefício. 

A duração da assinatura também altera o custo. É possível serviços gratuitos, porém não tem os mesmos níveis de segurança e podem ser um risco para sua segurança e privacidade. Também podem perder as configurações, o que se faz necessário constante suporte para reconfigurar.

Gostou de conhecer mais sobre VPN por hardware e software? Continue ligado no Blog, em breve postaremos outras formas de comunicação por VPN e outras novidades.

Compartilhe esse artigo se ele fez sentido para você ou se pode ajudar alguém do seu convívio. Fale com a gente se precisar de ajuda e fique ligado nas próximas dicas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Outros

cloud computing - blog
Cloud
Alexandre Egidio

Cloud Computing, tire suas dúvidas!

Tecnologias surgem a todo momento apresentando novas soluções como o Cloud Computing que deixa de ser uma tendência e se torna uma realidade em empresas do mundo todo. Mas ainda há diversas dúvidas sobre os ganhos que a computação em nuvem pode oferecer aos negócios

Leia Mais »

Quer receber conteúdos sobre tecnologias e gestão em T.I no seu email ?

Se inscreva no nosso blog e receba nossos posts com mais facilidade.