ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDOS

ON-PREMISE OU CLOUD: EM QUAL INVESTIR?

Uma das grandes dúvidas quanto a migração para estruturas em cloud (nuvem) é se realmente vale a pena ter a nuvem ou fazer on-premise (servidores locais).

Pensando nisso, para que você possa analisar e comparar os dois tipos de ambientes (on-premise e cloud), em custo e funcionalidades, resolvemos listar alguns pontos que podem te ajudar a decidir qual o melhor para a sua empresa.

Para entender quais os pontos importantes de cada ambiente, precisamos saber a principal diferença entre eles:

DIFERENÇA ENTRE ON-PREMISE E CLOUD

On-premise refere-se a infraestruturas privadas mantidas pela própria empresa em suas instalações e que podem ser mantidas de modo independente.

Já o cloud refere-se a infraestruturas robustas que ficam instaladas em data centers. Os recursos em cloud são disponibilizados de acordo com a necessidade do cliente, que tem acesso aos dados via links dedicados ou pela internet, quando quiser, onde estiver e de forma segura.

Se ainda ficou alguma dúvida, nesse artigo  “Cloud Computing, tire suas dúvidas” explicamos com mais detalhes essa diferença. Cada ambiente tem suas vantagens, Vamos conhecê-las!

1- ESTRUTURA

ON-PREMISE

Para construir uma infraestrutura on-premise é necessário adquirir hardwares e softwares para o projeto, e ter uma ideia de crescimento provisionando na compra uma quantidade a mais de hardware que supra este crescimento. É necessário o desembolso de valores elevados de ativos, que são essenciais para que seu projeto funcione adequadamente.

Outro ponto é o ambiente onde esses equipamentos serão instalados, este local deve prover alguns requisitos para que seus equipamentos funcionem de acordo com as especificações. Necessitam de climatização, racks para a instalação dos equipamentos, sistemas de combate a incêndio, links para conectividade, energia elétrica, um ambiente seguro e que conte com medidas de segurança física e lógica.

CLOUD

Os ambientes cloud disponibilizam uma estrutura física construída para atender todos os requisitos de segurança que seus dados merecem. Contam com segurança física com equipe armada, salas monitoradas, controle de acesso, salas cofre, câmeras, ambiente climatizado e sistemas de combate a incêndio modernos sem o uso de água (water free). Estas estruturas são conhecidas como Data Centers.

Os Datas Centers além de possuir a estrutura física mencionada conta com medidas de segurança física e lógica, redundância de conectividade, de energia, climatização, e etc. (quer saber um pouco mais sobre o Data center? Clique aqui).

Ou seja, tudo o que você teria que investir em equipamentos e sistemas para construir um ambiente on-premise, no cloud você conta com um ambiente que já está pronto e estruturado.

2 - OPERACIONAL

Só a estrutura não é o bastante, é necessário a implementação e gerenciamento desse ambiente para que ele funcione da maneira correta.
Os Softwares entram nessa parte do seu planejamento, depois de ter sua infraestrutura física pronta é necessário a instalação das licenças dos softwares adquiridos, além de toda a customização dos sistemas conforme a necessidade da empresa.

ON-PREMISE

O controle e gerenciamento desses softwares é feito pela própria empresa ou terceirizado, sendo responsável por todo o suporte, gerenciamento e monitoração deste ambiente, podendo fazer alterações e ajustes que sejam necessários para o pleno funcionamento do projeto.
A segurança das aplicações e sistemas instalados também fica por conta desta equipe.
Com a necessidade de Skills profissionais diferentes para cada tipo de solução, muitas vezes é necessário contratar uma equipe de T.I (interna ou externa) para gerenciar esse ambiente.

CLOUD

Em um ambiente em cloud, não é diferente você também precisa de profissionais que gerenciem e instalem suas aplicações, realizando relatórios, análises de melhoria, atualizações dos sistemas, softwares e etc.
A facilidade nesse ponto normalmente está na contratação, quando você contrata a infraestrutura, pode contratar um pacote de implantação, gerenciamento, suporte apenas para o projeto, dessa forma traz profissionais com Skills qualificados, maior eficiência e menor custo.

Assim você se concentra no seu negócio e recebe o suporte, estabilidade, disponibilidade e gerenciamento que necessita para seu projeto.

3 - FINANCEIRAMENTE

ON-PREMISE

Em ambientes on-premise, além de todo investimento inicial em hardwares, softwares, estruturas em geral, você também terá um custo mensal (terceirizado ou interno) de uma equipe de T.I para a gestão do ambiente.

Lembre-se de que os servidores necessitam de manutenções e atualizações frequentes. Eles também consomem muitas horas de trabalho e de energia elétrica.
O custo oscila de acordo com a necessidade mensal da empresa, em aumentar recursos, atualizações de licenças e etc.

CLOUD

Em um ambiente em cloud os investimentos iniciais são muito menores e você conta com a escalabilidade dos equipamentos, equipes multidisciplinares disponíveis para a gestão, suporte e monitoração de todo o ambiente.

Isso gera uma redução significativa no total do projeto onde você investe somente no que necessita sendo possível ampliar ou reduzir os hardware e software necessários sem perda de investimentos feitos em ativos,

E além disso contrata uma equipe de T.I totalmente focada em manter as suas aplicações e dados funcionando com alta performance e com todas as medidas de segurança cabíveis.

POR FIM ...

Se você, como gestor, tem cogitado a hipótese de adquirir um sistema ou necessita reduzir seus custos, analise todos os gastos que acompanham a escolha, seja estes em infraestrutura, hardware, softwares operacionais, conectividade, segurança física e lógica e tudo o que envolve um projeto de gestão de dados.

Espero ter ajudado você a entender qual a melhor opção para o seu projeto.

Nós preparamos uma planilha que pode ser esclarecedora para você, nela você consegue mensurar os valores que irá gastar com o ambiente cloud ou on-primese, e comparar as duas. Deixamos a planilha aberta para você inserir os valores de acordo com as necessidades do seu projeto.

Compartilhe esse artigo se ele fez sentido para você ou se pode ajudar alguém do seu convívio. Fale com a gente se precisar de ajuda e fique ligado nas próximas dicas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Outros

hackers
Segurança
Dalla Soluções

Dicas para Proteger sua Empresa de Hackers

Hackers viraram assunto nos noticiários e cada vez mais causam estragos para pessoas, mas principalmente para empresas. O número de ataques cibernéticos praticamente dobrou no Brasil em 2018. Descubra como se proteger de Hackers.

Leia Mais »

Quer receber conteúdos sobre tecnologias e gestão em T.I no seu email ?

Se inscreva no nosso blog e receba nossos posts com mais facilidade.

CLOUD OU ON-PREMISE

Não sabe em qual ambiente investir ?

Preencha o formulário abaixo e tenha acesso a planilha de comparação de custos dos ambientes Cloud e On-premise