ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDOS

DATACENTER
VOCÊ SABE O QUE É E COMO FUNCIONA ?

VOCÊ SABE O QUE É UM DATA CENTER?

Muita gente ouve falar em Data Center mas não tem ideia do que é ou de como funciona.

Você sabe onde está armazenado este texto que está lendo aqui em nosso blog?

Sabe onde ficam as coisas que dizem que está na nuvem?

Todos estes dados como páginas de web que você lê, vídeos que vê no YouTube, Vimeo, músicas no Spotify, pesquisa no Google e tantas outras informações, todas ficam armazenados em máquinas muito potentes e seguras que são chamadas de servidores. E você sabe onde ficam estes servidores?

Para garantir o pleno funcionamento dos tais servidores, eles precisam ser instalados e configurados em prédios que são construídos especificamente para esta função que são chamados de Data Center (ou Fazenda de Computadores como as vezes são chamados), estes prédios espalhados em diversas cidades no mundo todo, têm uma infraestrutura totalmente projetada para garantir que serviços neles instalados vão funcionar sem problemas e para isso precisam contar com alguns aspectos que vamos lhe  falar agora!

SEGURANÇA FÍSICA E LÓGICA

Estes prédios utilizam um sistema de segurança física típica de filmes de ficção, mas são reais e para que você possa  chegar em frente a um servidor é necessário passar por diversos níveis de segurança, muros com concertinas e sistemas de infra vermelho para detecção de intrusão do perímetro, cabines blindadas com seguranças armados, catracas eletrônicas, sistemas de biometria por digital ou íris, controle de acesso por nível de segurança para se chegar as salas cofre com paredes espeças de concreto e portas de aço, com total segurança, onde os servidores ficam armazenados em racks construídos especificamente para esta finalidade.

Além de toda a segurança física os Data Centers contam com um nível de segurança lógica  elevado e apurado onde uma equipe de especialistas configura e gerencia diversos tipos de equipamentos que garantem a proteção contra Rackers e seus ataques cibernéticos, estes equipamentos são Firewalls, IDS (Intrusion Detect Systens), roteadores entre outros.

SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

Os Data Centers contam com potentes sistemas de ar condicionado desenvolvidos  para ambientes de alta tecnologia, mantendo assim a temperatura das salas cofre sempre controladas nos níveis desejados, a umidade do ar é totalmente controlada para o melhor funcionamento dos servidores, estes sistemas devem sempre ser Water Free, ou seja, sem o uso de água para não correr riscos.

SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO

Por estarmos falando de um ambiente que comporta milhares de computadores ligados e possui uma grande quantidade de cabeamento e circuitos eletrônicos próximos, existe um rigoroso sistema de prevenção e combate a incêndios de alta tecnologia, que através de sistemas iônicos de detecção de partículas de fumaça no ar, realizada por sensores de alta sensibilidade, que alertam até se um simples cabo estiver aquecendo, prevenindo dessa forma um incêndio com consequências mais graves.

Em caso de incêndio, um sistema de inundamento por gás é acionado, eliminando o oxigênio do ambiente da sala cofre e apagando o foco de incêndio em menos de 20 segundos.

Não há sprinklers e a extinção de um incêndio por água nunca é usado para não afetar os equipamentos e permitir que a operação seja contínua mesmo mediante a um evento de incêndio.

SISTEMA DE FORNECIMENTO DE ENERGIA

Igualmente importante ao sistema de prevenção de incêndios, o controle de fornecimento de energia nos Data Centers estão configurados para receber energia de mais de uma rede de operadoras de energia pública e contam com sistemas UPS (Uninterruptible Power Supply) ou seja fonte de alimentação ininterrupta, também conhecida pelo acrônimo UPS ou nobreak, é um sistema de alimentação secundário de energia elétrica que entra em ação, alimentando todos os equipamentos, quando há interrupção no fornecimento de energia.

Os nobreaks funcionam com baterias e estas podem ter uma durabilidade pequena, por isso os Data Centers contam com grupos de geradores de energia, com motores normalmente alimentados a diesel de alta capacidade (como motores de caminhões ou barcos) que geram energia para a sustentação do prédio durante dias.

Todos estes sistemas são automatizados e configurados de forma que não haja parada no fornecimento de energia e em caso de Blackout geral ou temporário da região, o UPS entre em ação imediatamente, logo após, dentre alguns segundos os geradores assumem toda a carga até a volta da energia por parte da rede pública.

CONECTIVIDADE

De nada adianta ter um prédio, seguro, livre de incêndio, com ar condicionado de última geração e com energia, se não podemos acessá-lo com segurança e o tempo todo, por isso os Data Centers contam com grande conectividade, que se resumem aos seus acessos à internet (como o que você tem em casa, da sua operadora local, porém mais potentes), onde diversas operadoras interligam o prédio e por conseguinte os servidores a internet.

Esta conectividade é feita por links de internet de grande porte e dedicados que podem facilmente entregar conexões de mais de 100 GBits (isso mesmo GB e não MB) por diversos caminhos e meios de comunicação, como, fibras óticas, links via rádio ou satélite, todos estas conexões são mutuamente redundantes, ou seja, todos estão operacionais independentemente, com a capacidade de assumir o tráfego uma da outra em caso de queda de um dos circuitos.

Isso faz com que o acesso seja feito de qualquer lugar a qualquer momento em grande velocidade, para que você possa ver seus vídeos favoritos, músicas, filmes, sites, e-mails e tudo mais que a internet pode nos oferecer de forma rápida e constante

 

MONITORAÇÃO

Compartilhe esse artigo se ele fez sentido para você ou se pode ajudar alguém do seu convívio. Fale com a gente se precisar de ajuda e fique ligado nas próximas dicas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Outros

Reduzir custos - Dalla
Cloud
Edilson Torre

Reduzir custos com o Cloud Computing

Adotar a computação em nuvem proporciona economia imediata de custos, sem sacrificar a qualidade, velocidade, segurança, e aumenta o nível de sofisticação da tecnologia implantada.

Read More »
trabalhando-feliz
Cloud
Edilson Torre

Porque usar SAP B1 HANA

O SAP Business One é um dos sistemas ERP mais populares direcionados às PME que o usam para gerenciar seus processos de BackOffice, Contabilidade, Estoque, Fiscal, controle de produção e demais processos necessários para a gestão de uma empresa.

Read More »

Quer receber conteúdos sobre tecnologias e gestão em T.I no seu email ?

Se inscreva no nosso blog e receba nossos posts com mais facilidade.