ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDOS

5 BENEFÍCIOS DO CLOUD COMPUTING

SERVIDOR LOCAL OU EM NUVEM? SAIBA COMO DECIDIR COM 5 PONTOS ESSENCIAIS

Tecnologias surgem a todo momento apresentando novas soluções como o Cloud Computing, que deixa de ser uma tendência e se torna uma realidade em empresas do mundo todo. Mas ainda há diversas dúvidas sobre os ganhos que a computação em nuvem pode oferecer aos negócios e a falta de conhecimentos técnicos sobre a utilização da tecnologia é um agravante para isso.

Vamos entender como surgiu a demanda do CLOUD, entender porque é uma opção que reduz o custo da sua empresa e quais as vantagens técnicas.

Com o avanço da internet e o aumento do armazenamento de dados pelas empresas, surge a necessidade de investimentos em infraestruturas que possibilitem o acesso a informações de forma contínua.

Diversas empresas passam a utilizar tecnologias voltadas para o desenvolvimento de infraestrutura local conhecido também como OnPremise.

Formada por softwares de gestão e comunicação, servidores, storages, bancos de dados e diversos equipamentos que se fazem necessários para uma operação suportada por tecnologia.

O aumento da demanda e a necessidade por fluxos mais complexos no mercado de T.I possibilita o desenvolvimento de infraestruturas que visam o aumento de recursos, facilidade de gerenciamento e suporte — que deixam de ser uma responsabilidade da empresa, abrindo espaço para empresas especializadas em manter infraestruturas com qualidade, alto desempenho e disponibilidade.

Os Data Center são reflexos desta constante necessidade pois tem como objetivo abrigar servidores e outros hardwares essenciais para o processamento e armazenamento de dados das companhias, deixando a ideia de ter uma infraestrutura local, no passado.

O cloud é uma inovação de maior impacto no ambiente de T.I, pois deixa para trás fatores que antes geravam grandes discussões referentes a recursos na infraestrutura local, resolvendo-os de forma simples e eficaz, como a complexidade de manutenção dos hardwares, elevados custos de implementação de serviços de redundância (de internet e energia), a preocupação com a segurança física e lógica, necessidade de equipes especializadas e perca do foco no core business.

Separamos em 5 tópicos informações que podem ajudar na decisão de investir em uma estrutura em Nuvem (Cloud computing) ou em uma Local (on primese)

1. ELASTICIDADE

Um dos benefícios que a solução em cloud possui é a flexibilidade que infraestrutura oferece aos clientes, ou seja, despreocupando-os quanto a capacidade dos recursos que o usuário contratou inicialmente, permitindo que a qualquer momento possam ser alterados sem complicações.

Há a possibilidade de upgrade ou downgrade de espaço e capacidade de processamento, tornando a solução em nuvem completamente elástica e eficaz as necessidades exigidas em diversos momentos pelo cliente. Dessa forma ter um servidor virtual se torna um grande diferencial competitivo frente aos seus concorrentes.

Essa elasticidade oferecida pelo Cloud Computing atende a diferentes segmentos do mercado atingindo desde os mais exigentes – que precisam de uma máquina robusta, até aqueles que precisam de ações mais simples.

2. CUSTO

A redução de custos começa quando você paga somente pelo que é usado, sem surpresas indesejadas com gastos inesperados, você contrata apenas o que precisa.

Com a mudança de estruturação para o Data Center, é possível reduzir também os gastos com energia elétrica – extremamente importante quando há a manutenção de servidores físicos, além de gastos com segurança local, pois nos data center as salas cofres são protegidas e monitoradas 24Hrs por dia, possuem sistemas de climatização que garante o desempenho das maquinas, e sistema contra incêndio. Tudo redundante.

Também não há a necessidade de contar com uma equipe voltada para garantir o funcionamento e suporte desses servidores, uma vez que essa é uma responsabilidade do provedor de cloud contratado.

Empresas que possuem mais de uma filial e fazem uso da infraestrutura em cloud são grandes exemplos de redução de custo em TI. Se cada filial precisar de um Data Center próprio instalado em sua unidade, para garantir a disponibilidade dos serviços, os gastos com manutenção e suporte seriam muito altos. 

3. SUPORTE

Com seu sistema em Cloud, a necessidade de ter uma equipe interna de profissionais especializados para que seu serviço esteja sempre funcionando deixa de existir. Isso por que a empresa responsável pelo serviço e infraestrutura oferece suporte, garantindo que seus serviços estejam 24 horas por dia em perfeito funcionamento.

4. DESEMPENHO

Escalabilidade, link de internet dedicada e compatibilidade entre o servidor contratado e as aplicações levadas para a nuvem, alta disponibilidade, baixa latência são condições que se tornam essenciais e que compõe um ambiente cloud e garantem a qualidade dos serviços.

5. SEGURANÇA

Com controles rigorosos de biometria, sensor de presença, códigos de acesso individuais permitem que apenas pessoas autorizadas possam ter acesso físico aos servidores. Afim de diminuir os riscos, os Data Centers passam regularmente por manutenções preventivas envolvendo a troca de equipamentos evitando falhas. 

A segurança de dados e feita através de diversos recursos utilizados pelo provedor contratado que garante a realização de Backups diários, acessos criptografados, softwares de segurança entre outros, passando a tranquilidade de que seu sistema está protegido.

FOQUE NO SEU NEGÓCIO

A utilização de uma solução em nuvem pode auxiliar no ajuste de foco da sua equipe, uma vez que toda a administração da infraestrutura de T.I ficará a cargo do provedor contratado. Concentrando menos esforços em atividades que não estejam alinhadas ao core business da empresa.

O Cloud Computing, tem como um dos seus objetivos encurtar ciclos, ampliar a oferta de serviços e melhorar o relacionamento e a experiência com o cliente, priorizando sempre a eficiência que uma infraestrutura de TI demanda.

Muitos segmentos do mercado ainda não conseguem ver o real potencial que a tecnologia de cloud tem para contribuir com o sucesso dos negócios. Mas isso vem mudando com o passar do tempo, e o cloud vem dominando cada vez mais o espaço tecnológico.

Compartilhe esse artigo se ele fez sentido para você ou se pode ajudar alguém do seu convívio. Fale com a gente se precisar de ajuda e fique ligado nas próximas dicas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no skype
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Outros

Mulher em um Data Center
Tecnologia
Edilson Torre

O que é um Datacenter ?

DATA CENTERS são locais com uma infraestrutura totalmente projetada para garantir que serviços neles instalados vão funcionar sem problemas.

Read More »
trabalhando-feliz
Cloud
Edilson Torre

Porque usar SAP B1 HANA

O SAP Business One é um dos sistemas ERP mais populares direcionados às PME que o usam para gerenciar seus processos de BackOffice, Contabilidade, Estoque, Fiscal, controle de produção e demais processos necessários para a gestão de uma empresa.

Read More »

Quer receber conteúdos sobre tecnologias e gestão em T.I no seu email ?

Se inscreva no nosso blog e receba nossos posts com mais facilidade.