SIGA A DALLA SOLUÇÕES E RECEBA TODAS AS NOVIDADES NAS SUAS REDES SOCIAIS

Técnicas poderosas para proteger
a sua empresa de Ataque DDoS

Como evitar ataque DDoS? Essa é a pergunta que todos na empresa se fazem depois de sofrer com ofensivas em sistemas conectados à internet. Porém, você não precisa sofrer com um ataque desses, que pode causar prejuízos irreparáveis, para aprender a evitar ou ficar muito mais seguro.

Também é importante lembrar que DDoS pode atingir tanto pequenas e médias empresas como empresas famosas. Segundo diversos estudos, todo esse tempo inoperante ou com dificuldades para trabalhar impactam na produtividade e causa perda de dinheiro.

Quer saber tudo sobre ataque DDoS e como proteger seus negócios? Então, leia esse post até o final!

 
 

O que é o ataque DDoS?

O DDoS é a sigla em inglês para Distributed Denial of Service e é um ataque DoS que, de forma simples, derruba sistemas e serviços online ao sobrecarregar os recursos de conexão. A técnica é básica e consiste em derrubar o acesso a um IP específico, direcionando um grande tráfego de requisições em pouco tempo.

Isto é, o ataque DDoS aumenta de maneira repentina as tentativas de conexão, normalmente utilizando máquinas invadidas por malwares pelo mundo. Por isso, que o computador de um usuário comum é chamado de zumbi, pois ele é infectado com um vírus para executar funções. Logo, isso forma um exército virtual que ataca diversas empresas pelo mundo.

 
 
 
Ataque-DDoS-Homem-Hacker-no-computador

Nos últimos anos, essa modalidade ganhou ainda mais notoriedade nos noticiários, pois conseguiu derrubar grandes sites e redes sociais, como o Twitter. Além disso, o aumento também se deu por conta da Internet das Coisas. Ou seja, quanto mais dispositivos para se conectar, mais possibilidades para sofrer com ataques.

Entendeu? Então, continue lendo e confira os tipos de ataque DDoS abaixo.

 
 

Tipos de ataques DDoS

Ficar seguro é tão importante quanto saber como esses ataques operam e como eles exploram fraquezas na sua infraestrutura de TI. Conheça abaixo os mais variados jeitos que esses ataques são feitos.

  • Inundação SYN
    Usa pacotes regulares e pacotes grandes (acima de 250 bytes) ao mesmo tempo. Em resumo, os regulares esgotam os recursos do servidor e os grandes saturam a rede.
  • Cortina de fumaça
    Distrai a atenção de outro ataque mais potente na cama OSI distinta, sendo executado em outro vetor da rede, para causar conflitos em regras de segurança automatizadas.
  • Ataque Multi-vetorial
    Faz um jogo de tentativa e erro ao explorar vulnerabilidades. Este modelo faz o reconhecimento prévio e dá subsídios para arquitetar futuros ataques.
  • Ampliação e reflexão de tráfego
    Essa técnica se aproveita da vulnerabilidade em servidores respondendo a protocolos como DNS (Domain Name System) e NTP (Network Time Protocol) para potencializar os ataques para um serviço. Dessa forma, ataques de reflexão inundam o alvo com dados indesejados.
  • Ataques volumétricos
    Aqui as máquinas zumbis são infectadas por phishing, que ainda conseguem induzir os usuários a clicarem em links maliciosos.
    Geralmente, eles são criativos e conseguem reproduzi muito bem com o layout de empresas confiáveis ou frases de impacto que podem te induzir ao erro, como: “você está sendo traído, clique para ver as fotos”.
  • Ataques à camada 7 (HTTP, SSL, DNS)
    De acordo com a Gartner, cerca de 25% dos ataques serão baseado em aplicativos. Logo, diversos comandos são enviados para atingir a capacidade de processamento dos servidores, tornando essas aplicações indisponíveis. É importante fazer a instalação de appliances específicos para combater os ataques DDoS. Sendo assim, contar com um Data Center eficiente também é crucial.
  • Fragmentação
    Esse ataque fragmenta os pacotes que não podem ser remontados no destino, saturando o serviço. Sendo assim, quando montado, impede que o host funcione. Algumas técnicas de autenticação, como impressão digital e verificação de íris pode ser uma saída viável.
 

Como evitar um ataque DDoS?

Primeiramente, é fundamental dizer que cada vez mais os cibercriminosos estão se aprimorando e que não existe uma fórmula mágica para nunca mais sofrer com isso. Porém, existem sim boas práticas que oferecem mais segurança para as empresas.

Listamos algumas abaixo, confira!

  • Cloud Computing (Computação em Nuvem)
    A nuvem permite que a sua empresa escale diversos servidores. Assim, as tentativas de sobrecarregar o mesmo servidor não acontecem. Além disso, existe a possibilidade de bloquear o número de requisições pelo mesmo IP. Sem contar as incríveis outras vantagens da cloud computing, como economia de dinheiro e espaço físico.
  • Largura de banda
    Se o ataque consome muito a largura de banda, um dos jeitos para resolver isso é comprar mais largura de banda.
  • Monitoramento por especialistas
    Contar com uma equipe sempre de olho na sua infraestrutura e no tráfego de rede dos seus servidores é o ideal. Só essa equipe de especialistas, que trabalham todos os dias com isso, são capazes de resolver os problemas, antes mesmo que você e sua equipe perceba.
  • Conexão reserva
    Durante o ataque DDoS, uma solução rápida e momentânea é usar uma conexão reserva. Dessa maneira, seus negócios podem redirecionar o tráfego das suas aplicações internas para uma nova rede, evitando que sua empresa fique parada durante o ataque.
  • Contrate um Firewall
    Um bom firewall combate as ameaças e controlas os acessos que rondam a sua infraestrutura. Tudo feito de forma proativa para evitar paradas e instabilidades. Conheça a solução ideal para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Clique aqui
 
Conclusão
Ataque-de-DDoS-homem-mexendo-no-computador-como-se-fosse-um-hacker

A principal forma de fugir de ataques de DDoS ou hackers é contratar uma outra empresa que ofereça soluções de cibersegurança que deixa sua empresa protegida. Aqui na Dalla Soluções, ao investir em Firewall, VPN e Backup, sua empresa ganha monitoramento eficaz de especialistas.

Entre em contato e peça um orçamento por aqui sem compromisso.

Clique aqui

 

Esse post foi útil? Então, compartilhe com seus amigos.

 
Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Outros

Quer receber conteúdos sobre tecnologia e gestão em TI no seu e-mail ?

 

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Peça um orçamento, tire dúvidas e converse com os nossos especialistas.