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Service Manager: o que faz e
quais os benefícios para as empresas?

O Service Manager tornou-se parte essencial para quem contrata uma prestadora de serviços e soluções em TI. Ele é a ponte entre consumidor e a empresa, além de ter como objetivo assegurar a qualidade do serviço no cotidiano.

Portanto, as empresas que contam com o Customer Success Manager de TI podem garantir melhor experiência de atendimento e incríveis vantagens. Então continue lendo esse texto e descubra cada uma!

 
 
 

O que é um Service Manager?

Service Manager ou Customer Success Manager de TI representa seus interesses dentro da empresa contratada para prestar serviço. Ele tem como principal função garantir qualidade e eficiência no serviço.

Em termos mais simples, ele pode ser considerado o seu Gerente de Contas. Ou seja, aquele profissional responsável em realizar mudanças pontuais para alavancar seus resultados e a produtividade.

Porém, ele não é a primeira pessoa que você deve fazer contato quando encontrar um problema. É recomendado que a empresa contratada ofereça suporte de especialistas.

 
 
 
Service Manager-programando-no-computador

O que faz um Service Manager?

Primeiramente, é preciso saber que as empresas buscam o Service Manager para ganhar agilidade, fluxo nos processos e alguém cuidando da parte burocrática da infraestrutura da sua empresa.

Assim, seu Gerente de Contas garante mais tempo para você focar nas suas tarefas. Confira o que ele faz:

  • Gerencia demandas.
  • Apresenta índices de desempenho.
  • Sugere upgrades na sua infraestrutura.
  • Personaliza as soluções de acordo com o seu segmento.
  • Trabalha para oferecer a melhor experiência de atendimento.
  • Estuda a sua empresa para saber quais as melhores soluções para o seu ramo.
 
 

 

Vantagens para empresas em ter um Service Manager

Algumas empresas ainda podem achar que o Customer Success Manager pode não ser tão fundamental. Segundo um estudo do Gartner, no Brasil, os investimentos em TI devem crescer 2,5% em 2020.

Entretanto, ele é uma estratégia de que pode facilitar um negócio a atingir as metas. Conheça as responsabilidades abaixo!

  • Ativação dos clientes no pós-venda.
  • Prepara e organiza tudo, desde a implantação.
  • Faz follow ups (acompanhamentos) constantes sobre o progresso dos projetos.
  • Ensina o consumidor a usar de forma estratégica as ferramentas da empresa.
  • Identifica os pontos que precisam de atenção.
 
 
 
 

 

Quais competências um bom Service Manager precisa ter?

Antes de tudo, ele precisa entender as soluções de TI e como elas podem fazer a diferença no seu cotidiano corporativo. Assim, ele pode oferecer as melhores e mais adequadas para o modelo de negócios da sua empresa.

Mas também precisa conhecer o mundo corporativo. É crucial que ele tenha uma boa visão de negócios, marketing e vendas para entender como transformar e impactar seus resultados.

Além disso, ele precisa ser proativo e estar sempre disponível para ouvir feedbacks para o cliente estar totalmente satisfeito.

 
 
 
 

Conclusão

Por fim, o Service Manager ou Customer Success é um profissional que está disponível para garantir dentro de uma empresa contratada o melhor atendimento e a eficácia do trabalho.

Além disso, ele, de forma proativa, avalia as oportunidades e quais soluções são perfeitas para o segmento dos seus negócios.

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