ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDOS

ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DE CUSTOS EM AMBIENTES CLOUD

ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DE CUSTOS EM CLOUD

Uma das grandes promessas de migrar para nuvem é a redução de custo, nesse artigo vamos orientá-lo a coloca-la em ação, com estratégias eficientes e práticas. Segundo uma pesquisa da cisco 77% das empresas que utilizam cloud computing afirmam que reduzir custos com a nuvem é uma das principais vantagem quando comparamos com ambientes on premisse. Abaixo reunimos alguns pontos, que não são muito comentados e que ajudam na administração da sua T.I e impulsionam ainda mais a redução de custos

O AMBIENTE MUDOU ? AS ESTRATÉGIAS TAMBÉM

Ao se contratar um ambiente em cloud, o gestor da empresa tem que ter em mente que tudo mudou, métodos que antes eram eficientes agora podem não trazer os resultados esperados.

O primeiro passo é avaliar com cuidado novas formas de otimizar o desempenho do ambiente, reduzir ou aumentar demandas como memoria, processamento e etc.

O cuidado está também em não sair contratando recursos desnecessários, entender a necessidade e o retorno que esses produtos ou serviços possam trazer é muito importante.

Utilizar a computação em nuvem exige uma postura proativa do time de TI. Evitando configurações malfeitas ou erros na avaliação de como executar uma carga de trabalho. São coisas que indiretamente afetam no custo que a empresa tem em manter a infraestrutura.

UTILIZE MÉTODOS COMO CAPACITY PLANNING

Um plano de capacidade ou, capacity planningé um dimensionamento ou a projeção do comportamento da infraestrutura e de aplicações de TI em determinados cenários.

Na prática a sua equipe fica preparada para diversas situações, sabendo como reagir quando como por exemplo ocorrem picos de demanda, ou quando o ambiente não exige tantos recursos sem comprometer a performance das aplicações.

Com um capacity planning você acaba estabelecendo rotinas, entendendo como a sua infra funciona e até onde ela suporta. A redução de custos com essa medida aparece quando não há mais gastos e investimentos que não são previstos com ações emergenciais.

CONTRATE SOMENTE OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Em ambientes on premises você não pode de maneira nenhuma adquirir recursos, como por exemplo tamanho de backup ou memoria, apenas com o que você precisa, porque se você crescer um pouco que seja, esses recursos não vão mais te atender, causando problemas como lentidão, falta de disponibilidade, etc. Por isso você precisa adquiri-los sempre com uma margem de segurança grande.

Na computação em nuvem (cloud) essa estratégia não é recomendada, porque a escalabilidade de recursos é uma das vantagens oferecidas. Ou seja, a contratação dos recursos acontece sob demanda podendo ser alteradas sempre que for necessário, sem causar danos ou paradas.

AUTOMATIZE ROTINAS

Programar a ativação e desligamento de máquinas e outros componentes em momentos de pico ou de baixa demanda é uma forma de reduzir custos com a nuvem, sem prejudicar a performance dos sistemas utilizados.

Esse método é utilizado por inúmeras empresas que possuem picos ou até mesmo períodos maiores como meses ou alguma época do ano especifica, onde seu negócio exigirá mais performance e capacidade da sua infraestrutura.

Chegar em momentos de picos e não ter preocupações é o que todo gestor de T.I deseja, e com o cloud computing isso é possível. A programação de aumento de capacidades dos componentes é automática, e só é ativa nos dias que você determina, assim você só utiliza quando precisa e consequentemente só paga quando utiliza.

Esses são apenas algumas dicas e esclarecimento de como é possível reduzir custos com a nuvem de maneira efetiva e simples.

Compartilhe esse artigo se ele fez sentido para você ou se pode ajudar alguém do seu convívio. Fale com a gente se precisar de ajuda e fique ligado nas próximas dicas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Outros

Quer receber conteúdos sobre tecnologias e gestão em T.I no seu email ?

Se inscreva no nosso blog e receba nossos posts com mais facilidade.