SIGA A DALLA SOLUÇÕES E RECEBA TODAS AS NOVIDADES NAS SUAS REDES SOCIAIS

NOVO RANSOMWARE LILOCKED
ATACA SERVIDORES LINUX

O Ransomware Lilu ou Lilocked ataca servidores Linux e vem fazendo estrago em várias empresas. O código malicioso tem como objetivo obter acesso ao root dos servidores. Porém, o mecanismo que ele usa para obter esse acesso ainda é desconhecido.

Segundo o portal ZDNet, as infecções estão acontecendo desde julho e voltaram a ocorrer com mais frequência nas últimas duas semanas.

COMO O RANSOMWARE LILOCKED ATACA?

A maneira de como ele ataca exatamente ainda é desconhecida. Entretanto, o ransomware invade os servidores e modifica a extensão nos arquivos, ou seja, eles viram .lilocked. Assim, o conteúdo fica bloqueado e usuário só consegue acessá-lo novamente se pagar uma quantia em dinheiro.

Além disso, o software malicioso também deixa uma mensagem dizendo:

RANSOMWARE E A SUA EXTORSÃO VIRTUAL

Depois que aparece o recado acima em tom de ameaça, o pop up deixa um link, que redireciona a vítima para uma página na dark web. Lá ele é instruído para colocar a chave na nota.

Quando essa chave é adicionada, é solicitado que sejam transferidos 0,03 bitcoins (€ 294,52) para que a criptografia dos arquivos seja eliminada e o usuário consiga acessar novamente seus arquivos.
ransomware pedindo dinheiro em troca dos seus dados

SOLUÇÕES CONTRA ATAQUES DE RANSOMWARE

Os cibercriminosos estão cada vez mais se aprimorando em roubar informações e extorquir pessoas e empresas. Por isso, é fundamental se proteger com soluções de segurança eficientes, como VPN e Firewall, para não ficar nessa situação de impotência.

Enfim, é sempre recomendável usar senhas fortes com números, letras maiúsculas e símbolos (%$@) e manter os softwares atualizados.

A Dalla possui mais de 17 anos no mercado oferecendo soluções de segurança e gestão de Servidores Linux e Windows para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Clique aqui e fale com o nosso especialista.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email