SIGA A DALLA SOLUÇÕES E RECEBA TODAS AS NOVIDADES NAS SUAS REDES SOCIAIS

6 MOTIVOS PARA NÃO TER UM
DATA CENTER NA SUA EMPRESA

Se tempo é dinheiro, hoje em dia, podemos dizer que informação é o ouro para as empresas conhecerem o mercado e os seus clientes. Por isso, ter uma infraestrutura de TI poderosa faz parte da estratégia de negócios de companhias que pensam no presente e no futuro.

Assim, surge a necessidade de ter uma infra potente e que consiga armazenar dados com total segurança e desempenho. Porém, muitas empresas não entendem os reais perigos que correm ao ter um data center local sem uma infraestrutura adequada.

POR QUE NÃO DEVO TER UM DATA CENTER LOCAL?

1. Espaço físico

Data center sempre ocupa um espaço significativo. Todavia, perder esse espaço todo na sua empresa pode prejudicar a expansão e a produtividade de outras áreas. Ou seja, quanto maior o tamanho, maior o trabalho para gerenciar.

Já na cloud computing você migra tudo na nuvem e ainda economiza espaço físico e possíveis dores de cabeça.
homem mexendo no seu servidor local na empresa

2. Custos

Seus investimentos em TI não podem virar gastos desnecessários. Segundo especialistas, 33% dos custos totais de um data center são com energia.

Isto é, esse dinheiro poderia ser usado para investir em outros setores e até em profissionais.

3. Insegurança

4. Desastres

homem desesperado no data center

Ter um data center local implica na responsabilidade de quem escolheu deixá-lo dentro da empresa.

Então, imagina que você é um decisor dentro da sua empresa e tenha escolhido manter uma infra local. Porém, de repente, acontece um desastre e todos os dados são perdidos por falta de um backup por exemplo.

Logo, toda a culpa se voltaria pra sua escolha, então quando for decidir qual o melhor ambiente para os seus dados, pese os prós e os contras com muito cuidado.

Esses desastres acontecem até com grandes empresas do ramo de tecnologia. Em 2015, um prédio de data center da Apple pegou fogo nos Estados Unidos. Enquanto uma infraestrutura na nuvem consegue armazenar os seus dados sem sofrer riscos e nem deixar sua empresa fora do ar.

 

 

5. Preço dos especialistas

Ter um especialista na sua empresa gerenciando é caro? Sim! Afinal, é preciso não só pagar esses profissionais, mas como também capacitá-los para que eles continuem sempre atualizados com o que há de mais novo e interessante no mercado.

Porém, como quase tudo nessa vida, há uma saída: terceirizar a sua infraestrutura e colocá-la em nuvem. Assim, será possível garantir trabalho eficiente, economia, pois você não vai arcar com diversos encargos trabalhistas e de treinamento.

6. Crescimento limitado

Imagina que a sua empresa vem crescendo e cada vez mais precisa fazer upgrade. Porém, as máquinas custam uma fortuna e isso pode travar a sua evolução.

Em razão desses custos elevados, a consultoria americana Gartner já revelou que a computação em nuvem é o caminho correto a seguir, pois ela permite a escalabilidade (aumentar os recursos quando quiser de forma simples e mais econômica).

Por fim, fica mais do que provado que a escolha certa é não ter um data center local e migrar para a cloud computing. Assim, seus negócios garantem disponibilidade, alta performance e incrível economia.

 

 

SUA MISSÃO: compartilhar esse texto com um colega de trabalho!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no skype
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Outros

Quer receber conteúdos sobre tecnologias e gestão em TI no seu e-mail?